quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Como resetar a password de Administrador do Windows 7 (Starter)


Outro dia deparei-me com o problema de “descobrir” a password de administrador de um notebook onde estava instalado o sistema operativo Windows 7 Starter. É sabido que sem acesso a esta conta é impossível realizar a instalação/remoção de programas, o acesso a determinados ficheiros, entre outras ações definidas quando a criação das contas de utilizador.

Como uma característica deste equipamento (notebook) é a ausência de leitor de CD/DVD, iniciei a resolução do problema criando uma pen de arranque com a ferramenta Hiren’s Boot.

Segue abaixo os passos que segui para recuperação da senha de Administrador:

1º Criar pen usb de boot com o Hiren's boot – informações no site http://www.hiren.info/pages/bootcd-on-usb-disk

2º Alterar na Bios para que o boot seja feito na porta usb. O acesso a Bios é feito logo no arranque carregando numa das funções, de acordo com as informações apresentadas, como por exemplo: <F2> SETUP. Isto significa que carregando em F2 tem-se acesso a Bios. Na Bios, vá em Boot e altere para que a porta USB fique como primeira opção.

3º Após a leitura da pen no arranque, já no Hiren’s Boot escolher a opção Mini Windows Xp.

4º No Mini Windows XP clicar no ícone do Hiren’s Boot (HBCD Menu) apresentado no Ambiente de Trabalho.

4º Na janela apresentada clicar em Programs escolha as opções:
Password/Keys ->Windows Login->NTPWEdit (Reset XP/Vista/User Password)

5º A seguir é mostrado um caminho que direciona para o disco C:, contudo nem sempre as contas de utilizadores encontram-se nesta unidade. Ir então em meu computador e verificar em qual disco encontra-se a pasta Windows, uma vez que é dentro desta que se localiza todas as contas. Utilizar esta informação e alterar o caminho. (Ex: E:\\WINDOWS\SYSTEM32\CONFIG\SAM. 
Escolhendo o caminho correto, automaticamente o botão (Re)Open fica ativado e carrengando neste nos são apresentadas as contas numa lista, onde devemos escolher qual desejamos redefinir a password.

6º Para alterar a password clicar no botão Change Password.  Salvar as alterações e sair da janela apresentada. Encerrar o Mini Windows XP.

7º No próximo arranque do Windows 7 Starter aceder a Bios e redefinir o Boot para que seja feito através do disco rígido (IDE).

8º Na entrada do Windows 7 Starter deve ser realizada, como tarefa inicial, a alteração da password.

9º Problema resolvido :)

Sem comentários:

Enviar um comentário