quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Considerações Finais sobre o Processo de Investigação

Paradigma vs método
Devemos distinguir paradigma e método; o paradigma corresponde a um sistema de pensamento, o método, que inclui sempre algumas técnicas, corresponde ao modo/maneira de levar a cabo uma investigação.

É redutor falar em paradigma quantitativo ou qualitativo. O método é que pode ser quantitativo ou qualitativo”. 

Revisão de Literatura
A revisão de literatura é o primeiro passo quando se pensa iniciar uma investigação e deve-se continuar até a fase final, as conclusões. Com a revisão da literatura pretende-se conhecer a área da investigação, aprofundando o conhecimento sobre o problema, contextualizar o estudo, evitando a repetição, fundamentar o enquadramento teórico e metodológico.

Amostra
Qualquer amostra se insere num dado quadro demográfico, numa dada população. Os estudos que pretendem obter conclusões gerais é que usam como propriedade o conceito de população; e para que os dados sejam generalizáveis usam-se técnicas estatísticas baseadas em dados quantitativos. Neste caso, é usual usar uma amostra, pela impossibilidade de abranger toda a população no estudo.

"Muitos estudos qualitativos não têm a pretensão da generalização - o que não quer dizer que esses estudos não sejam importantes no contexto dos entes onde se insere a amostra estudada - simplesmente, os resultados não podem ser usados para explicar o comportamento de todos esses entes".

O estudo no paradigma positivista tende para o uso de amostras que possam ser representativas da população. É o caso das survey, por exemplo, dos estudos de opinião ou das sondagens.

Estudos de caso
Um estudo de caso é um estudo singular, um estudo de caso tem o ou os casos que estuda.


Retirado das conclusões finais do Fórum de Discussão sobre a Temática O Processo de Investigação ministrada pela professora Alda Pereira da Universidade Aberta.

Sem comentários:

Enviar um comentário