sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Twitter – 2º reflexão

Hashtag, twittar, retwitar, TweetDeck, HootSuite, Widgets, Following, Unfollow, Listas foram palavras que passaram ao top 10 nesta semana.
O Twitter é, de fato, uma ferramenta de comunicação social bastante poderosa, principalmente por ter tantos aderentes, tanta gente participando com temas interessantes (claro que ignorando aqueles que estão ali apenas para causar ruído na rede).
A característica das mensagens de possuírem o limite de 140 caracteres, por um lado corta a comunicação completa, por vezes tornando-as sem nexo, mas por outro lado, há a necessidade, e de certo é o objetivo da ferramenta, de comunicar temas muito diretos, sem rodeios. Decididamente não é uma ferramenta de chat e seu uso nesse sentido deve ser abolido.
Para quem acha que os tweets (mensagens) são apresentados numa grande confusão o TweetDeck e o HootSuite são algumas das ferramentas que auxiliam na tarefa da organização. O HootSuite tem a vantagem principal de ser uma ferramenta Web, exigindo-se apenas a criação de uma conta para iniciar a utilização. Já o TweetDeck deve ser instalado em nosso computador o que pode ser uma desvantagem, a começar pela sobrecarga do sistema.
 Desenvolvido em código aberto, o Twitter possui algumas características interessantes, uma delas é a possibilidade de ligação com nossos blogues ou redes sociais através dos widgets.
E ainda há muito que explorar… outras funcionalidades da ferramenta… a sua real utilidade para a aprendizagem...

Sem comentários:

Enviar um comentário