sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Twitter – 3º reflexão

Devido a minha curiosidade sobre o tema mlearning optei por criar sob este a rede de aprendizagem para a segunda atividade proposta na unidade curricular Ambientes Virtuais de Aprendizagem.
Para a construção da rede de aprendizagem utilizei uma lista do Twitter. Na seleção dos contatos a serem incluídos nesta lista dei particular e exclusiva atenção ao perfil do utilizador, suas publicações sobre o tema em questão e por vezes em seus seguidores exigindo que o resultado dessa análise fosse minimamente confiável. Essa tarefa embora inicialmente parecesse simples, mostrou-se bastante complicada devido a falta de hábito de utilização do Twitter e, consequentemente, a falta de conhecimento de quem realmente é relevante para a rede que estava sendo construída.
Num dos tweets da conta @avampel5 foi chamada à atenção para o detalhamento do perfil de utilizador, que muitos desprezam/ignoram. Nesta chamada de atenção, além de fazer pensar sobre o perfil de alguns utilizadores, também foi solicitado a otimização de nosso perfil. Com a concretização da última atividade da semana (construção da rede de aprendizagem) foi confirmada a necessidade do perfil de utilizador refletir pelo menos a sua área de interesse para que a rede seja formada mais facilmente e sem exclusões de utilizadores na tarefa de busca e recolha de informação.
As formas de publicação dos tweets se mostraram num grande leque de opções. Do blogue para o Twitter, do Twitter para o blogue, construção de jornais de tweets com imensas possibilidades de configuração podendo ser elaborados através de várias ferramentas Web, tais como o paper.li e o summify. Considero extremamente essencial a filtragem das mensagens que realmente interessam para serem lidas e analisados os links para onde nos remete. Neste sentido, o fato dos 140 caracteres possíveis de serem incluídos nos tweets é perfeito. Com uma “vista d’olhos” se consegue-se distinguir as mensagens que nos interessam (no momento) das demais.
O contato com os colegas do mpel através do Twitter tem-se mostrado, além de proveitoso, muito motivador. São diversas as experiências partilhadas e por conseguinte estimuladas a sua experimentação. Muitas informações novas, muitos testes, muitos conhecimentos adquiridos tanto da ferramenta em si como da sua utilização para alargamento do conhecimento/aprendizagem. Para a partilha e troca de conhecimentos e informações o Twitter tem-se revelado F-A-N-T-Á-S-T-I-C-O.

2 comentários:

  1. A partilha de informação e simpatia entre colegas têm sido os pontos fortes da interacção em #avampel5! Totalmente de acordo com a tua reflexão...e tu também tens contribuído e muito para isso! ;)

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  2. Obrigada, Hugo! Ambos temos!

    Bjs

    Débora

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