Este blogue foi criado no âmbito do Mestrado em Pedagogia do e-learning. Será utilizado para publicar conteúdos das unidades curriculares durante todo curso e não só. Sejam todos bem-vindos!
Etiquetas
actividade e-learning
aprendizagem ao longo da vida
AVA
avaliação
avampel5
Bibliografia anotada
cibercultura
ciberespaço
ciberpaço
circuito Leiria
citação em artigos científicos
Comunicação educacional
conclusões finais
dispositivos móveis
e-learning
educação a distância
entrevista
ESR
Lèvy
LMS
m-learning
mamb05
Materiais Instrucionais
MED
Métodos de recolha de dados
MICO11
mlearning
mobile learning
mpel
mpel5
mrel
mrel5
OER
Personal Learning Environment
pesquisa qualitativa
pesquisa quantitativa
PLE
ppel5
práticas pedagógicas e-learning
processo de investigação
professor on-line
QR code
REA
reflexão
Second Life
Teoria da Carga Cognitiva
teoria da distância transacional
Teorias de Aprendizagem Multimédia
trabalho colaborativo
Twitter
wiki
quarta-feira, 30 de novembro de 2011
M-learning - Reflexão Micro-atividade 5
Na unidade curricular Ambientes Virtuais de Aprendizagem, nas aprendizagens sobre m-learning, tivemos que utilizar o QR code para aceder a informações disponibilizadas.
Um código QR (Quick Responde Code) é um código de barras em 2D que pode ser facilmente escaneado usando qualquer telemóvel moderno. Esse código vai ser convertido num pedaço de texto (interativo) e/ou um link que o telemóvel os identifica (Wikipédia).
O uso dos QR code como entrada e publicação de informação é no mínimo interessante. Já a Adelina Moura publicou um post em seu blogue referindo que os alunos “consideram que o acesso à informação através do QR Code é mais atraente em comparação com a entrada manual da informação no telemóvel.”
Em outras pesquisas que realizei encontrei muitas outras utilizações dos códigos QR entre elas a disponibilização destes códigos em estações do metro de São Paulo, Brasil, com indicações de mapas, horários e outras informações culturais e ainda como um novo recurso facilitador do Banco do Brasil, para pagamentos de faturas, para dispositivos móveis.
A utilização desta tecnologia vem sendo crescente. Em contextos educativos uma sugestão seria “num museu, onde é possível colocar através de um QR Code o URL da obra para que o visitante rapidamente aceda à informação disponível na Web sobre o quadro” ou ainda nas bibliotecas, onde os QR Code podem servir para apresentar informações sobre as obras expostas. (Moura, Adelina).
Penso que o ponto de partida para o m-learning começa por aí - introdução de dados e esta forma pareceu-me atrativo e acima de tudo prático.
Quanto ao que vamos fazer a partir daqui... dessa nova aprendizagem? Criatividade a funcionar para colocá-las em prática.
Referências:
Mobile Learning 21. Disponível em: http://moblearn21.blogspot.com/2011/04/qr-code-uma-tecnologia-da-era-movel.html. [acedido em Novembro de 2011].
Wikipédia. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%B3digo_QR. [acedido em Novembro de 2011].
Mobilidade é tudo. Disponível em: http://www.mobilidadetudo.com/category/qr-code. [acedido em novembro de 2011].
IDGNOW. Disponível em: http://idgnow.uol.com.br/mobilidade/2011/09/22/com-uso-de-qr-code-banco-do-brasil-agiliza-pagamento-de-boletos-no-celular/. [acedido em Novembro de 2011].
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário