domingo, 20 de novembro de 2011

Investigação quantitativa vs Investigação qualitativa

A característica mais distintiva da investigação qualitativa é a sua ênfase na interpretação. Os investigadores qualitativos, ao delinearem os estudos, não se limitam a interpretação à identificação de variáveis e ao desenvolvimento de instrumentos, antes da recolha dos dados, nem à análise e interpretação para o relatório. Ao invés, enfatizam a colocação de um intérprete no campo para observar os desenvolvimentos do caso, um intérprete que regista objetivamente o que está a acontecer, mas que simultaneamente examina o seu significado e redireciona a observação para aperfeiçoar ou fundamentar tais significados. As perguntas iniciais de investigação podem ser modificadas ou até substituídas a meio do estudo pelo investigador de caso. O objetivo é compreender perfeitamente o caso em si. Se as questões iniciais não estão a funcionar, se se tornaram evidentes novos temas, o plano é alterado.

A função do investigador qualitativo durante a recolha dos dados é manifestamente sustentar uma interpretação. Tendo por base as observações e outros dados, os investigadores tiram as suas próprias conclusões.
O foco da investigação qualitativa é a compreensão mais profunda dos problemas, é investigar o que está “por trás” de certos comportamentos, atitudes ou convicções. Não há, em geral, qualquer preocupação com a dimensão das amostras nem com a generalização de resultados. Também não se coloca o problema da validade e da fiabilidade dos instrumentos tal como o que se passa na investigação quantitativa.


Segundo Stake (2007), “Num projecto de investigação qualitativa, os problemas emergem, crescem e morrem. Na investigação quantitativa, à medida que uma questão problemática se torna mais refinada ou importante, inicia-se um estudo paralelo ou subsequente; o estudo atual mantém intatos os problemas”.


Uma das vantagens da investigação de natureza qualitativa relaciona-se com a possibilidade que abre de gerar boas hipóteses de investigação. Isto deriva do fato de se utilizarem técnicas tais como entrevistas detalhadas e profundas com os sujeitos sob investigação, observações minuciosas e prolongadas das suas atividades e/ou comportamentos e análise de produtos escritos (relatórios, testes, composições).


A investigação qualitativa fornece informação acerca do ensino e da aprendizagem que de outra forma não se pode obter.


Diferenças entre pesquisa quantitativa e qualitativa

Estratégias quantitativas
Estratégias qualitativos
Dados
Números
Textos
Análise
Estatística
Interpretação
Protótipo
Pesquisa de opinião
Entrevista em profundidade
Qualidade
Hard
Soft
Fonte: Bauer MW, Gaskell G. Pesquisa qualitativa com textoimagem e som: um manual prático. 3a ed. Petrópolis (RJ): Vozes; 2002. p.23.


Bibliografia

Fernandes, Domingos. (----). Notas sobre os Paradigmas da Investigação em Educação. Disponível em:http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/ichagas/mi2/Fernandes.pdf. [acedido em outubro de 2011].

Günther, Hartmut. (2006). Pesquisa Qualitativa Versus Pesquisa Quantitativa. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/%0D/ptp/v22n2/a10v22n2.pdf. [acedido em outubro 2011].

Stake, Robert. (2007). A arte da Investigação. Editora Fundação Calouste Gulbenkian. ISBN 978-972-31-1187-3

Sem comentários:

Enviar um comentário