domingo, 13 de novembro de 2011

Web 2.0, Personal Learning Environments, and the Future of Learning Management Systems (Bibliografia anotada)

Sclater, Niall. (2008). Web 2.0, Personal Learning Environments, and the Future of Learning Management Systems (Research Bulletin, Issue 13). Boulder, CO: EDUCAUSE Center for Applied Research. Disponível em: http://net.educause.edu/ir/library/pdf/ERB0813.pdf. [acedido em novembro de 2011].
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Resumo: Niall Sclater, diretor do Programa de Ambiente Virtual de Aprendizagem da Universidade Aberta do Reino Unido, em seu boletim de pesquisa, examina o sistema de gestão de aprendizagem -  LMS (Learning Management System) como meio principal de organizar a aprendizagem on-line de estudantes universitários, com argumentos contra e a favor à sua utilização nas instituições de ensino.

Relata que grande parte dos debates sobre as deficiências dos LMS ocorre na blogosfera, e uma boa dose se centra em torno do conceito de um Ambiente Pessoal de Aprendizagem – PLE (Personal Learning Environment).

Niall refere que os recursos de comunicação de uma plataforma LMS são mal utilizados na maioria das instituições, sendo estes, principalmente, armazenadores de anotações de aula e de apresentações de PowerPoint.

Contrapõe o uso dos LMS com os PLE como existindo a necessidade de aproveitar o poder de uma gama de ferramentas, serviços e conteúdos externos à instituição, onde os alunos podem utilizá-los durante seus estudos. Analisa ainda uma possível junção entre o LMS institucionais, nomeadamente o Moodle e as ferramentas Web 2.0 existentes num PLE.

Refere que uma motivação para a utilização de um PLE  é que os estudantes podem ser tecnicamente responsáveis em cuidar dos seus próprios materiais de aprendizagem e ainda diz que este, o PLE, não pode ser baseado apenas em um navegador Web com acesso à Internet assumido que os estudantes tem também a necessidade de acesso offline aos conteúdos e também às ferramentas.

Cita ainda que há tentativas emergentes para integrar as funcionalidades LMS com sistemas de redes sociais, contudo levanta a questão de que este fato tem como uma desvantagem a possível publicidade intrusiva e o fato de que informações privadas postadas nestes locais, nas redes sociais,  podem ser utilizados para fins comerciais, deturpando o uso direcionado à aprendizagem.

Comentário: Esta pesquisa revela-se bastante interessante no que concerne o LMS, PLE e suas utilizações em ambientes formais de ensino, sendo esta de leitura essencial para o início de um aprofundamento nestes temas e continuação de possíveis investigações nessa área de conhecimento.

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