sábado, 12 de novembro de 2011

Personal Learning Environments - the future of eLearning? (Bibliografia anotada)

Attwell, G. (2007). Personal Learning Environments - the future of eLearning?. eLearning Papers vol. 2, nº 1. Disponível em: http://www.elearningeuropa.info/files/media/media11561.pdf. [acedido em novembro de 2011].
________________________________________

Resumo: Este artigo explora o tema Ambiente Pessoal de Aprendizagem (Personal Learning Environment – PLE)  referindo que estes não são uma aplicação, mas sim uma nova abordagem para o uso de tecnologias para aprendizagem e considera-os por isso que podem ser úteis ou mesmo o ponto central para o aprendizado no futuro. Analisa a ideia de que o Ambiente Pessoal de Aprendizagem reconhece que a aprendizagem é contínua ao longo da vida.

Refere também a evolução tecnológica, especialmente a emergência da computação ubíqua e o desenvolvimento do software social, oferecendo este a oportunidade aos que antes eram consumidores de informação tornarem-se produtores, através da criação e partilha de conteúdos.

O autor acredita que estamos começando a perceber que não podemos simplesmente reproduzir as formas anteriores de aprendizagem. Em vez disso, temos que olhar para as novas oportunidades de aprendizagem oferecidas pelas tecnologias emergentes. 

No entanto aprendizagem e desenvolvimento do conhecimento têm sido vistos colocados em domínios separados. Os PLE, usados dentro de empresas, têm o potencial de facilitar a formação e desenvolvimento e, ao mesmo tempo desenvolver a aprendizagem organizacional dentro da própria empresa.

Comentário: Este artigo introduz o conceito de PLE de uma forma fácil e esclarecedora, explorando o contexto onde ele é principalmente útil, a aprendizagem ao longo da vida, podendo no entanto ter caráter facilitador  em toda a aprendizagem, não podendo por isso ser ignorado.

Sem comentários:

Enviar um comentário